Todos os anos é publicada a lista dos nomes mais escolhidos em Portugal para meninas e meninos. No entanto, há casais que procuram opções diferentes e menos populares.
Pensando nisso, decidimos criar uma lista de nomes para menino e menina que são menos vulgares e que nós gostamos muito.
Vamos a isso?
Nomes para Meninos
Ângelo: um nome forte e marcante que tem o mesmo significado da palavra anjo: “o mensageiro”.
André: Um nome muito popular na Idade Média e cuja simplicidade o torna muito apreciado em várias culturas. Significa “homem forte” ou “corajoso”.
Bartolomeu: É um nome forte e clássico, com raízes antigas, que carrega uma aura de respeito e história. Significa “filho de Tolmai” ou “aquele que suspende as águas”.
Benjamim: é um nome comprido, mas leve, suave. É um nome associado à alegria e a emoções positivas e o seu significado “filho da felicidade” derrete qualquer pai.
Benjamim é a forma portuguesa de Benjamin, a variante internacional.
Caetano: Ao contrário de Caetana, muito usado em meninas, a versão masculina não tem conquistado tantos portugueses. Significa “natural de Gaeta”, uma cidade na Itália e é um nome muito relacionado com a cultura italiana.
Elias: Significa “Jeová é Deus” e, por norma, quem tem este nome tem uma forte conexão com o mundo espiritual.
Estêvão: um nome cheio de história que evoca a ideia de conquista e triunfo, pois o seu significado é “coroado” ou “vitorioso”.
Frederico: Significa “governante da paz” ou “pacificador” e é daqueles nomes que “primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Gaspar: Mais conhecido por ser o nome de um dos três reis magos, é um nome distinto e muito bonito. O seu significado “guardião do tesouro” sugere alguém que terá grande cuidado com as suas finanças. Será mesmo?
Gil: Um nome pequeno e de fácil memorização que em Portugal foi dado a grandes nomes da história, como Gil Eanes ou Gil Vicente. Significa “brilhante” ou “hospitaleiro”.
Horácio: É um nome menos comum nos dias de hoje, mas carrega consigo uma sensação de tradição e história, tornando-o uma escolha distinta para aqueles que apreciam a conexão com a herança cultural e literária da Roma Antiga. Significa “aquele que é protegido pelas Horas”.
Joaquim: É um nome clássico, muito usado por gerações passadas, que o escolhiam principalmente pela carga religiosa a ele associada. Significa “o que Deus elevou”.
Júlio: É um nome curto, clássico e com uma sonoridade forte. Está intimamente relacionado com o nome de uma família romana, “Júlio” cujo principal membro era o imperador Júlio César.
Jaime: É um nome antigo, de fácil escrita e pronúncia e ao mesmo tempo carismático. Significa literalmente “aquele que vem do calcanhar” ou “suplantador”.
Martinho: é uma variação de Martim e significa “guerreiro” ou “dedicado a Marte”. Por vezes é usado como segundo nome, mas trazê-lo para primeiro plano pode ser uma boa opção, já que o facto de ter uma terminação em -inho lhe traz uma sonoridade carinhosa.
Matias: É um nome muito antigo, simples e harmonioso e tem um significado muito forte: “presente de Deus”.
Noah: É um nome apreciado pela sua simplicidade e sonoridade agradável. É frequentemente escolhido por pais que desejam um nome clássico, simples e atemporal para seus filhos, ao mesmo tempo em que carrega uma conexão com a história bíblica da Arca de Noé.
Nicolau: um nome raro em Portugal, que tem uma sonoridade forte e pesada. O seu significado é “o que vence com o povo” ou “vitorioso entre o povo”.
Óscar: é um nome internacional, reconhecido em qualquer lugar de língua inglesa ou nos países do norte. Com um som marcante, é impossível passar desapercebido. Significa ““combatente divino”.
Raúl: sempre foi usado de forma muito tímida em Portugal. Para quem aprecia nomes ligados à Natureza ou aos animais, este pode ter muito potencial pelo seu significado de “lobo conselheiro”.
Romeu: aquele nome romântico e poético que associamos logo à obra de Shakespeare, não é? Por ser o nome dado aos filhos dos devotos que participavam em romarias, significa “filho dos peregrinos”.
Serafim: Nome único e invulgar nos dias que correm, está intimamente ligado a personalidades religiosas. O seu significado é provável que seja “ardente” ou “aquele que queima”.
Tomé: uma variante de Tomás e que partilha o mesmo significado “gémeo”.
Teodoro: um nome muito antigo e imponente que por se aproximar da expressão “te adoro” o torna ainda mais interessante. Tem um significado muito bonito “presente de Deus”.
Viriato: Um nome muito fora do vulgar que se vai ouvindo aqui e ali e que significa “homem, herói, pessoa de coragem”.
Xavier: Significa “casa nova” ou “novo lar”. Pessoas chamadas Xavier muitas vezes são associadas à ideia de um começo fresco e novo.
Nomes Invulgares para Meninas:
Amália: Um nome muito português que mal é pronunciado nos leva logo para o mundo do fado e para a nossa Amália Rodrigues. Um nome que significa “trabalhadora”.
Amora: É uma referência à fruta com o mesmo nome e há quem diga que é a versão feminina de amor, daí o seu significado ser “amor”, “fruto silvestre”, “águia de luz”. Por si só já é um nome cheio de encanto e romantismo.
Angelina: É uma forma feminina de “Anjo” e significa “pequeno anjo” ou “mensageiro celestial”. Angelina é um nome que sugere pureza e conexão espiritual.
Aurora: É uma referência à deusa romana da aurora, representando o amanhecer. Aurora é um nome que sugere renovação e um novo começo.
Carmen: Significa “canto” ou “poema”. É um nome frequentemente associado à beleza e à musicalidade.
Carmo: É um nome associado ao Monte Carmelo, uma montanha na Terra Santa e por isso mesmo é um nome com conotações religiosas.
Cíntia: Significa “de Cinto”, “mulher originária de Cinto”, um local na Grécia mas ao mesmo tempo está ligado à mitologia.
Dália: Dália é uma referência direta à flor com o mesmo nome e é por isso um nome que evoca beleza natural.
Dalila: Significa “delicada” ou “frágil”. Sugere fragilidade e delicadeza.
Elsa: Um nome à partida que poderia parecer datado mas que rejuvenesceu graças ao filme “Frozen” da Disney que inspira muitas crianças e muitos pais. É um nome muito usado internacionalmente e o seu significado remete mesmo para o mundo da realiza, pois significa “nobre” ou “vitoriosa”.
Emília: Um nome do qual gostamos muito, pois é doce e meigo, embora o seu significado seja mais sério, significando “trabalhadora” ou “esforçada”. E sabiam que há uma flor com este nome? Chama-se Bela-Emília e é um tipo de jasmim, o jasmim-azul.
Esmeralda: É uma referência direta à pedra preciosa com o mesmo nome e significa “raio ou clarão”.
Eugénia: É o nome de uma flor e cujo significado remete para a nobreza ou alguém “bem nascida”.
Eunice: é um nome que nunca teve grande expressão em Portugal, embora tenha uma sonoridade suave e bem-disposta. É de origem grega e significa “boa vitória”.
Flor: é um nome pequenino mas cheio de significado, pois enfatiza a natureza e representa a beleza de todas as flores. Por extensão do seu significado principal, pode também significar “a bela”, “a jovem”, “a fértil”, “a harmoniosa”. É uma escolha ousada e nós por cá temos uma pequena flor como sobrinha. E é tão fofinha!!
Glória: Um nome muito invulgar mas tão bonito. Significa “fama” ou “renome” e é cheio de carisma.
Jasmine: É uma variação de “Jasmim”, uma flor conhecida em todo o mundo pelo seu aroma doce inconfundível e pelas suas pétalas brancas delicadas. Jasmine é um nome que sugere elegância e evoca sentimentos muito positivos como o amor e o respeito.
Júlia: Nome bem clássico e elegante que ganhou algum protagonismo há alguns anos mas não o suficiente para se tornar muito usado. Significa “jovem” ou “juvenil” e tem raízes no nome Júpiter, o deus romano.
Judite: Significa “aquela que louva a Deus”. É um nome com uma conotação religiosa.
Lis: Pequenino e delicado, o seu significado “Deus é o meu juramento” liga este nome à fé e à espiritualidade.
Lídia: Com uma sonoridade muito feminina, este nome de origem grega tem o significado de “bela” e “nobre”.
Lua: É uma referência direta ao satélite natural da Terra e um nome muito espiritual e misterioso, cujo significado é “corpo celeste”, “luz da noite”.
Mel: é uma referência direta ao doce líquido produzido pelas abelhas e por isso um nome cheio de doçura e suavidade que associamos a alguém carinhoso e amável.
Natália: Está relacionada ao termo “natal” e significa “nascimento”. É um nome que evoca a ideia de nascimento e renovação.
Natália! Um nome tipicamente russo e que relacionamos diretamente à época de Natal. Significa “nascimento” e no passado era comum atribuir-se este nome a meninas nascidas no dia de Natal ou muito perto da época natalícia.
Paula: um nome muito usado no passado mas que se tornou invulgar nos dias de hoje. Significa “pequena” ou “modesta” e é um nome que sugere simplicidade e humildade.
Rosa: nome pequeno e cheio de personalidade cujo significado é “a bela flor”.
Salomé: um nome religioso que traz “paz” e que sugere tranquilidade, ou uma mulher “pacífica”. É muito forte e facilmente lembrado.
Muitos mais nomes poderíamos acrescentar à lista, mas estes foram os nomes que selecionámos.
Qual o vosso nome preferido?