Portes Gratuitos > 60€ para Portugal Continental

10 nomes para criança que significam Luz

Há vários nomes que significam luz e para além de uma identificação pessoal, o nome dado a uma criança está carregado de simbolismo.

Se também gosta de nomes com um significado especial, leia esta lista de nomes que significam luz e que pode dar ao seu bebé para que até pelo nome ele se recorde sempre de que é a Luz dos seus olhos.

  • Lucas: tem origem na palavra grega loukas que significa “iluminado”.
  • Helena: um nome feminino que tem origem no grego Heléne, que significa “tocha” ou “luz brilhante”, e que deriva da palavra grega “Hélê” que significa raio de sol. Assim, o nome Helena significa “a que brilha” “a reluzente”.
  • Clara: o delicado nome Clara tem origem na palavra latina Clarus e significa “brilhante” e “luminosa”.
  • Estela: um nome de origem grega que significa “estrela”. Embora não se refira diretamente à luz, é um nome que lembra a ideia de algo brilhante e luminoso como as estrelas no céu.
  • Lúcia e Lúcio: têm origem a partir do latim Lucius que significa “luz”. É um nome comum em Portugal que recorda a Irmã Lúcia, que juntamente com os seus primos Jacinta e Francisco são conhecidos como os Três Pastorinhos.
  • Luciano: o nome Luciano surgiu a partir do latim lucianus, nome relacionado com Lúcio. Assim o nome Luciano significa “pertencente à natureza de Lúcio”, “da natureza do iluminado” ou “o luminoso”.
  • Luciana: o nome Luciana é uma variante do nome masculino Luciano, mas é também a junção dos nomes Lúcia e Ana. Ana é um nome de origem hebraica que significa “graciosa” e por isso, em combinação com o nome Lúcia, Luciana ganha o significado de “luminosa e graciosa”
  • Aurora: tem origem na palavra em latim aurum que significa “ouro”. Este elemento químico é representado na tabela periódica pelo símbolo Au. Por o nascer do sol ter um brilho que se parece com o brilho reluzente do ouro, o nome Aurora significa “o nascer do sol” ou “aquela que brilha como o ouro”. Este é um nome que faz também referência ao bonito fenómeno da natureza chamado de Aurora Boreal.
  • Rita: o nome Rita é associado ao nome persa murvarid ou murwari, que significa “criatura de luz” e a “iluminada”. É também o diminutivo da palavra italiana Margherita, a mesma palavra que deu origem ao nome Margarida que significa “pérola”.
  • Leonor: o nome Leonor tem origem no francês Aliénor que significa “a tocha” ou “a luminosa”.

Qual destes é o seu preferido?

A luz é um símbolo de conhecimento, esperança e orientação e por isso, pelo seu significado, todos estes nomes combinam na perfeição com os nossos quadros tridimensionais de Luz, que poderá oferecer para que funcionem como luz de presença para um quarto de criança.

Conheça os nossos modelos na nossa Loja Online.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    pt_PTPortuguese