Querem saber? Técnicas de Impressão!
Há muitas técnicas de impressão e acabamentos!
É verdade que a que mais usamos é a impressão digital, porque normalmente trabalhamos com quantidades pequenas e porque é um método mais económico.
No entanto há muitas outras possibilidades que podem ajudar a aprimorar o trabalho, quer sejam acabamentos como verniz, cunho, corte especial ou estampagem a quente, quer sejam outras técnicas de impressão que podem conferir distinção e originalidade ao trabalho final, como a tipografia ou o letterpress.
Quando falamos em tipografia referimo-nos ao método de impressão que utiliza tipos de chumbo ou madeira. Depois da composição preparada, é aplicada tinta sobre os mesmos e a imagem é transferida para o papel. Este método requer alguma margem de experimentação, pois os tipos de chumbo já existem na gráfica e a criatividade consiste em combiná-los da forma mais interessante para o efeito que se pretende.
O letterpress, por seu lado, é um método muito semelhante, mas em vez do tipo de chumbo é usada uma matriz, que nos permite controlar o desenho que vai ser impresso. Cada cor corresponde a uma matriz diferente.
Estes métodos menos convencionais atraem-nos bastante, porque nos permitem experimentar outras técnicas e obter resultados finais surpreendentes. Ontem fomos buscar a matriz que vai dar forma a este trabalho e terça-feira lá estaremos nós na oficina com as mãos na “massa”.
Acompanhem tudo no nosso instagram 🙂